Biografia


Marta Helena dos Reis - Marta Reis - é natural de Martinho Campos, MG. Graduou-se em Letras pelo INESP, atualmente universidade ligada à UEMG e se especializou em: Língua Portuguesa, Leitura e Literatura, Religião. Já trabalhou como revisora numa editora especializada em materiais didáticos alternativos - a Editora IEMAR.

Como professora já trabalhou em rede particular, mas optou pela educação pública. Atualmente, leciona em duas redes municipais: Betim e Belo Horizonte, sempre na periferia, por ter uma grande consciência do social e do papel transformador que a educação tem na sociedade. No Magistério, Marta Reis tem mais que uma profissão, mas um trabalho em prol da transformação e da conscientização do outro, contribuindo para desenvolver em seus educandos valores como: ética, respeito ao planeta e à diversidade. A alteridade é a grande tônica de seu trabalho, seja no Magistério, na escrita ou no ativismo social e cultural.

Ao longo de mais de vinte anos de sua carreira como educadora, realizou inúmeros projetos educacionais, alguns muito elogiados dentro e fora da escola, sendo inclusive convidada para participar da elaboração dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa da Prefeitura de Betim e ajudou a estruturar um projeto que desenvolvia: Cartas Trocadas, Literatura Partilhada em mais de vinte escolas desta mesma prefeitura. É uma grande incentivadora da leitura e da escrita, pois acredita serem estes importantes instrumentos para a formação do sujeito crítico e da construção da cidadania. Onde lecionou. Marta Reis sempre realizou um trabalho incansável de incentivo à leitura e à escrita, desenvolvendo vários projetos para desenvolver nos educandos estas habilidades. Em 2012, seu trabalho foi reconhecido pelo CENPEC – órgão organizador da Olimpíada de Língua Portuguesa em nível nacional, onde Marta Reis deu entrevista ao site com a matéria intitulada – professoras escritoras. A entrevista pode ser visualizada no link a seguir.


Em 2013 elaborou e executou na E.M. Aurélio Buarque de Holanda, PBH, o Projeto: Uma Viagem Inesquecível pelas Trilhas da Leitura e da Escrita. Tal projeto consiste em divulgar a literatura de Marta Reis e de outros autores, junto aos educandos, com o objetivo final de prepará-los para escrever os próprios textos, além de trabalhar formação humana. Este trabalho está já na segunda edição em 2014, tendo como principais objetivos: incentivo à leitura e escrita, formação humana, cultura da paz, inclusão digital, sustentabilidade. 

Tal projeto sempre tem a culminância com apresentações artísticas de professores e alunos, exposições dos trabalhos produzidos ao longo do ano, além de uma coletânea impressa com textos dos educandos. São produzidos marcadores de livros com poemas desta coletãnea, aos quais foram anexados sementes de flores para distribuição na escola. Tal projeto recebeu elogios de ONG’s e teve o reconhecimento de vários profissionais da educação e até mesmo da Secretaria Municipal de Educação da PBH. Em 2014 o projeto produzirá alguns exemplares do livro no formato impresso e outro livro na versão PDF.

Marta Reis ganhou seu primeiro prêmio literário aos treze anos de idade, na cidade de Divinópolis, na escola onde estudava e onde Adélia Prado lecionava. Sempre gostou de escrever nas horas vagas, mas guardava tudo. E embora tenha começado a publicar seus textos em 2009, vem se destacando como contista, em prosa poética, categoria na qual recebeu Menção Honrosa nos concursos: Editora Guemanisse/RJ 2009, Editora Guemanisse/RJ 2010, V Concurso Internacional Mulheres Emergentes 2010 e Via Literária em Porto Seguro/BA 2010. Nestes concursos, tem se destacado entre mestres e doutores e tem recebido elogios da crítica em todo Brasil. Em 2009 participou do Projeto Delicatta/SP, pela Editora Scortecci, lançado na Bienal de São Paulo e no Itaú Cultural.

Seu poema Biografia foi selecionado no I Concurso Cora Coralina de poesia (para servidores públicos municipais da PBH) e no Beco dos Poetas/SP. Neste poema a autora conta sua vida até se tornar numa educadora cujo principal lição é ensinar “que ter sonhos é ter asas pra voar.”

Marta é membro do Grupo Pasárgada – recital de poesia e música em 2012 foi empossada como vice governadora pela Associação Internacional de Poetas por Minas Gerais. Esta associação reúne o maior grupo de poetas do planeta, com aproximadamente 6.000 membros, nos cinco continentes. A ideologia desta agremiação poética é: usar a palavra poética a serviço da vida, do planeta e da paz. Esta associação poética, em todo lugar onde se encontra, desenvolve eventos literários, associados a questões ambientais, sociais, culturais e humanitárias. É a arte a serviço da vida.


Em 2010 a autora coordenou o I CONPPAZ _ Contagem e Poetas pela Paz, que foi elogiado e ganhou destaque na mídia local. Marta Reis ainda foi da equipe voluntária de apoio do Belô Poético (Encontro Nacional de Poesia, organizado pelos Poetas Rogério Salgado e Virgilene Araújo) – proejto agora extinto. Em 2011 a autora participou da antologia Asgard, a saga dos nove reinos(sobre mitologia nórdica), juntamente com autores de seis países e acaba de ganhar novamente, em 2011 Menção Honrosa no concurso da editora Guemanisse/RJ com o conto A Grande Volta do Xingu, onde ela questiona a construção da Usina de Belo Monte. Todos seus contos que participaram de concursos tiveram destaque.  Ao todo, a autora já acumula dezessete publicações em vários projetos literários que circulam no Brasil e no exterior: contos, poemas, literatura infantojuvenil.

Em 2011 ela lançou um e-book com a história infantil: Uma Viagem Inesquecível pela editora EMOOBY em Portugal. Este livro teve nova ilustração  e saiu impresso em 2012 pela Geração Editorial/SP. É um livro voltado para o incentivo à leitura, assunto no qual a autora tem uma enorme experiência. Este livro infantil foi ilustrado por Thaís Linhares. Este livro é o ponto de Partida para se trabalhar o projeto: Uma Viagem Inesquecível pelas Trilhas da Leitura e da escrita. Por esta mesma editora, Marta Reis já assinou contrato para seu próximo livro infantil, já ilustrado pela Thais Linhares e será lançado em 2014.

Também lançou em 2012 um e-book em Portugal com seus contos premiados e outros inéditos pela Editora EMOOBY, cujo título é: Memorial de Sombras e Ipês. Este e-book reúne seus contos premiados e os inéditos.

Marta Reis prestou trabalho voluntário junto à AMOVE- Associação das Vítimas da Enchente de Belo Vale em 2011/2012,

Desde 2012, organiza pela Associação Internacional dos Poetas Del Mundo, a UNIAC e o Instituto Imersão Latina – IMEL o evento: Poesias de Março, no dia Internacional da Poesia, evento este gratuito. Aconteceu em 2012 no teatro José Aparecido, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, na Biblioteca Pública Luís de Bessa e contou com a presença de vários poetas de toda Minas Gerais.  A segunda edição deste evento aconteceu em 2013, no Edifício Maleta. E a tercera no Teatro Municipal de Contagem.

Por seus trabalhos voluntários e humanitários Marta Reis recebeu em 2012 o título de Embaixadora Universal da Paz pelo Cercle Universel des  Ambassadeurs de La Paix por Genebra/Suíça.

Como escritora, Marta Reis sempre participa de feiras literárias, em 2014 e seu livro Uma Viagem Inesquecível participou da Feira de Frankfurt. Para 2015 já tem convite para participar da Flipoços - Feira Literária de Poços de Caldas e da I FLIMS – Feira Literária Internacional de Mato Grosso do Sul e ajudará a organizar a FLIMSINHA.


Marta Reis escreve e ensina por paixão. Muita! Sobretudo ela é alguém que ama a vida e faz da escrita e do Magistério seu canto de luta, de amor e resistência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário